Pra Ficar Rico é preciso Investir Dinheiro... Entretanto, Onde: CDB Ou LCI?

SmartBuy Finanças Pessoais

PROBLEMÁTICA: diversos dos cálculos financeiros que vemos em jornais e revistas, sobre economia, utilizam a taxa de juros nominal ao invés de taxa real, pra avaliar investimentos de enorme prazo. Mas, isso talvez pode levar a ERROS GRAVÍSSIMOS de interpretação dos resultados. PLANO DE VOO sem qualquer custo, desnecessário de cadastrar e-mails, basta CLICAR Aqui. Taxa Nominal é aquela que NÃO considera os efeitos da inflação. Quando você aplica dinheiro numa Caderneta de Poupança e ela rende 8,5% no ano, por exemplo, essa é uma Taxa Nominal, uma vez que não se está lendo se a inflação ficou acima ou abaixo de tal percentual. Confira simulação de um investimento hipotético, logo abaixo.

Advertisement

500,00 e uma taxa de juros nominal de 0,865% ao mês. 400 1 mil (última linha da tabela). Contudo, essa conclusão é paupérrima, por ignorar os efeitos da inflação. Quatrocentos mil, daqui 20 anos, teria o mesmo poder de compra que hoje? A resposta é um enorme NÃO. E é aí que está a falha na interpretação desse resultado.

Se você adora investimentos, CLIQUE Aqui e tenha acesso instantâneo a inmensuráveis outros posts. Essa é uma forma interessante de compreender grátis assuntos importantíssimos para sua liberdade financeira. A Taxa Real de juros é aquela de considera os efeitos da inflação. Se você ganha 8,5% de juros numa aplicação pela Caderneta de Poupança, e a inflação deste mesmo tempo é assim como de 8,5%, você não teve ganho real qualquer.

Advertisement
  1. 3 Linha 3-Vermelha
  2. dois Séries de Tv 4.2.Um Universo Televisivo da DC
  3. Maior lucratividade, já que o seu gasto será bem menor que no fundos
  4. Começar a investir
  5. 8/10 (Scott Eells/Bloomberg)
  6. Folhainvest Folhainvest Explica
  7. Observar à filme-aula em que ensino como fazer os cálculos acertadamente
  8. Escritório que desenhou a Ferrari lança apartamentos de até R$ 2,seis milhões em SP
Advertisement

EM RESUMO: depois de um tempo, vai SIM, ter mais dinheiro, porém este dinheiro comprará as mesmas coisas que no começo da aplicação, porque os preços do que comprou assim como subiram na mesma proporção. Continuando no caso citado acima, considerando uma aplicação que renda 8,5%, num ambiente de inflação de similar percentual.

Com tais valores, chega-se à conclusão que o valor futuro (de resgate) da aplicação vale a mesma coisa do que foi aplicado no começo: taxa real de juros parecido a zero. Em que as taxas (nominal e real) e inflação, precisam ser inseridas na fórmula na maneira decimal. Considerando o modelo de uma aplicação de 8,5% e inflação de mesmo percentual, teríamos. Se taxa nominal pequeno que inflação, num dado período, taxa real NEGATIVA e perda no poder aquisitivo.

Advertisement

Logo, em considerações de investimento, principalmente de longo prazo, não crer os efeitos da inflação podem gerar erros de conclusão gravíssimos. 500,00/mês ao longo de vinte anos, ao invés de usar a taxa de juros nominal, consideremos a seguinte taxa real de juros. Visualize Como Investir Na Bolsa De Valores A Comprido Tempo De forma Rentável mantivemos a taxa nominal de 0,865% ao mês e consideramos uma inflação de 0,436% ao mês - essa taxa foi escolhida arbitrariamente.

Preste bastante atenção pela análise nesse valor obtido. 209 1000 em valor de HOJE. Essa sim é uma conclusão poderosa e conexo. Cada coisa diferenciado disso poderá não apenas transportar a erros de análise, no entanto bem como ser utilizada como (um incorreto) fundamento de vendas. Clique nesse lugar e visualize tal aplicação em simulação de previdência privada (procure pelo único vídeo do postagem).

Advertisement

Vamos doar um passo além e compreender perfeitamente como a taxa real é respeitável na observação de investimentos financeiros? Confira a imagem abaixo, que traz apenas os primeiros meses de uma simulação de investimentos. Vamos aprender como essa tabela foi criada. Na coluna DEPÓSITO carecemos os valores a serem investidos, mensalmente, necessitam ser corrigidos pela Inflação (que está pela coluna ao lado, a direita). A ideia por detrás disso é que o valor do dinheiro elimina (corroído na inflação), justificando que o valor depositado seja corrigido para compensar essa perda.

502,dezoito a ser depositado. Pela quarta coluna temos a INFLAÇÃO ACUMULADA. Modelo: no quinto mês, depois de cinco índices de 0,436% ao mês, acumulou-se uma alta de preços de 2,198% no período. Vamos usar estes valores, mais adiante. Na quinta coluna temos a TAXA REAL calculada na fórmula e, posteriormente, a TAXA NOMINAL de 0,865% ao mês, que foi usada no exemplo. As 8 Meios Pra você Conseguir O Objetivo , merecem uma atenção especial. Confira Ideias De Negócios Pra Abrir Com Insuficiente Dinheiro é aquela que Realmente vai transcorrer na prática, visto que é corrigida exatamente pela taxa nominal de 0,865% ao mês. Ao retirar extrato do investimento, mensalmente, é exatamente este o valor que aparecerá nele, a cada mês.

Share This Story

Get our newsletter